You are currently viewing Informativo Aids

Os testes de HIV, sífilis, hepatite B e C devem ser feitos com regularidade e, principalmente, se você passou por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido ou compartilhado seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam.

As gestantes devem realizar o teste de HIV, de sífilis e da hepatite B durante o pré-natal. Todas essas doenças podem ser transmitidas da gestante para o bebê e por isso é importante a realização dos testes para que possam ser feitos os procedimentos de prevenção da transmissão vertical, caso necessário.

Todos os testes possuem um período denominado “janela diagnóstica”, que corresponde ao tempo entre o contato com o vírus e a detecção do marcador da infecção (antígeno ou anticorpo). Isso quer dizer que, mesmo se a pessoa estiver infectada, o resultado do teste pode dar negativo se ela estiver neste período de janela. Dessa forma, nos casos de resultados negativos, sempre que persistir a suspeita de infecção, o teste deve ser repetido após, pelo menos, 30 dias.

No caso de relação sexual desprotegida que tenha ocorrido em menos de 72 horas, procure um médico que poderá indicar uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir infecção pelo HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis.

A AIDS ainda não tem cura, mas tem tratamento que pode tornar o vírus indetectável e intransmissível por via sexual.

Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações. Conhecer o quanto antes a sorologia positiva para o HIV aumenta muito a expectativa de vida de uma pessoa que vive com o vírus.
O teste Anti-HIV é sigiloso, seguro e não precisa de agendamento.

 

Medidas de prevenção complementares:
– Usar preservativos;
– Imunizar-se para hepatite A (HAV), hepatite B (HBV) e HPV;
– Discutir com a parceira (o)  sobre a testagem para HIV e outras ISTs;
– Testar-se regularmente para HIV e outras ISTs;
– Tratar todas as pessoas vivendo com HIV;
– Realizar exame preventivo de câncer de colo do útero (colpocitologia oncótica);
– Realizar Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), quando indicado;
– Realizar Profilaxia Pós-Exposição (PEP), quando indicado.

Deixe um comentário