You are currently viewing Nutrição Esportiva

O Check-up Laboratorial Nutrição Esportiva é uma avaliação médica associada a uma média de 20 testes laboratoriais, que detectam possíveis desequilíbrios nutricionais a fim de ajudá-lo a melhorar a sua performance com segurança, e garantir um melhor desempenho ao longo do tempo.

Relacionamos os seis principais dos exames bioquímicos que avaliam o desempenho esportivo:
1 – Ferritina
2 – CPK
3 – Insulina
4 – Vitamina D ou hidróxido de vitamina D
5 – Vitamina B12
6 – IGF1

A ferritina é uma proteína que se localiza no fígado. Sendo a mais importante proteína de reserva do ferro e é encontrada em todas as células, especialmente naquelas envolvidas na síntese de compostos férricos, no metabolismo e na reserva do ferro.

CPK  – Ezima do corpo humano que está presente nos músculos e em outras partes do corpo, como o cérebro, pulmão ou coração.

O CPK  ( creatinofosfoquinase) quando elevada, pode ser um marcador de infarto do miocárdio, miocardite, hipertermia e distrofia muscular.

Insulina – A insulina é um hormônio que funciona como uma chave para a glicose entrar nas células e ser utilizada como fonte de energia.

Vitamina D – O exame mede o nível de 25 (OH) D no sangue, que em níveis anormais podem indicar distúrbios ósseos, problemas de nutrição  e  outras condições médicas.

Vitamina B12 Através da análise do exame de vitamina B12, é possível determinar os níveis de vitamina B12 circulando na corrente sanguínea. Caso o paciente possua níveis baixos, é possível fazer a suplementação nutricional por meio de medicamentos ou mesmo de mudança alimentar.

IGF1 – O fator de crescimento símile à insulina tipo I (IGF-1) é um exame útil no diagnóstico complementar das deficiências de hormônio de crescimento (GH). Esse exame também contribui com o diagnóstico e o acompanhamento de pacientes em outras condições médicas.

Deixe um comentário